A Embratel afirma que está “pronta para migração das antenas parabólicas de banda C” para a banda Ku.

Teleporto da Embratel
Com o 5G agora as parabolicas vão migrar para banda ku oque muda?

                                  Teleporto da Embratel

5G: Embratel oferece migração da banda C para Ku no mesmo satélite.

 

A Embratel afirma que está “pronta para migração das antenas parabólicas de banda C” para a banda Ku.

 

Após o anúncio do lançamento do Star One D2 nesta semana, a Embratel afirma que está “pronta para migração das antenas parabólicas de banda C” para a banda Ku por conta da limpeza da faixa de 3,5 GHz para o 5G.

O braço corporativo da Claro afirmou nesta sexta-feira, 23, que “já possui ampla capacidade em banda Ku para atender o mercado”, e que o D2 trará mais transponders para esse espectro.

A Embratel tem hoje o Star One C2, que abriga a maior parte dos canais abertos distribuídos via satélite na banda C. O satélite está posicionado em 70º Oeste, e atende atualmente a mais de 20 milhões de lares com sinal aberto de TV na banda C (ou seja, a TVRO).

Mas o processo de implementação de 5G prevê a migração desses canais todos para a banda Ku, em um ou mais satélites.

 

 

Migraçaõ das parabolicas banda C para banda Ku.

A vantagem do StarOne D2, que já viria para substituir o C2 na mesma posição orbital, é que ele terá também transponders em banda Ku e em tese poderia abrir os canais de TV na nova frequência mantendo o apontamento.

No comunicado, a companhia do grupo Claro Brasil destaca que traz outras soluções para a radiodifusão.

 

 

“Além de capacidade satelital, ainda investimos em tecnologias que suportam a troca de conteúdo, seja para entradas em tempo real ou envio de arquivos em alta velocidade, como redes móveis e Nuvem, para garantir ainda mais agilidade na transmissão e acesso ao conteúdo das emissoras”, diz o diretor-executivo da Embratel, Gustavo Silbert.

Com potência estimada de 19,2 KW e massa de lançamento de 7 toneladas, o Star One D2 vai adicionar capacidade também em banda Ka e banda X (para uso militar).

 

 

 

Na banda C serão 28 transponders, enquanto na banda Ku haverá 24 transponders. A companhia espera atender ao parque das TVROs, TV por assinatura, backhaul de serviço móvel, dados, vídeo e Internet para clientes corporativos e de governo.

O satélite será lançado na sexta-feira da semana que vem, dia 30, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Arianespace (clique aqui para acessar).

Por Bruno do Amaral
-23/07/21, 15:08   Atualizado em 23/07/21, 19:49

Oque vai mudar para nós consumidores final com essa migraçao?

 

Maior oferta de espectro da história da Anatel, a licitação das radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz proporciona maior volume de recursos de espectro para que as prestadoras possam expandir suas redes.

O leilão começa com o recebimento de documentação das interessadas, no dia 27 de outubro de 2021, e tem primeira sessão de abertura, análise e julgamento de propostas de preço no dia 4 de novembro de 2021.

A proposta aprovada estabelece compromissos nacionais e regionais de investimentos de cobertura e backhaul que obrigam as empresas vencedoras do leilão a atenderem áreas pouco ou não servidas, como localidades e estradas, com tecnologia 4G ou superior.

 

 

 

Para os municípios com mais de 30 mil habitantes, estão previstos compromissos de atendimento já com tecnologia 5G.

Nas capitais e no Distrito Federal, o 5G deverá começar a ser oferecido pelas vencedoras do leilão antes de 31 de julho de 2022.

O edital prevê ainda, para o uso de cada uma das quatro faixas de frequências que serão leiloadas, contrapartidas que terão que ser cumpridas pelas empresas vencedoras. Dentre elas, a obrigatoriedade de migrar o sinal da TV parabólica da atual Banda C para a Banda Ku.

 

O governo promete a distribuição de equipamentos ao usuarios do cadastro unico.

 

Para a realização da migração, serão destinados aproximadamente R$ 2,8 bilhões para a aquisição e distribuição de equipamento que permita a recepção do sinal de televisão aberta e gratuita transmitido na Banda Ku, incluindo uma antena de recepção, o serviço de instalação e seus acessórios, e configuração do equipamento de recepção, contemplando até 8,6 milhões de beneficiários, que atendam, cumulativamente, os seguintes requisitos:

residências que já recebem o sinal por meio de antenas parabólicas na Banda C;
existência, na residência, de pessoa integrante do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

e demanda desses interessados.

Veja Referência desse artigo: 👇

 Por: Vcfaz.tv

 

FORMULÁRIO DE CONTATO

 Recebe sempre Nóssos Conteúdo em seu Email Assinando Nóssa Web List

Digíte seu melhor Email Abaixo para receber: